• Selecione a sua página

Compromisso com a saúde e a ciência

Atualmente, oferecer qualidade de vida, promover e proteger a saúde são algumas da nossas prioridades. Nesse contexto, cientistas e médicos estão a trabalhar na procura de soluções e tecnologias para reparar o corpo humano. O prémio da Fundação Altran pretende reconhecer inovação científica e tecnológica nestas áreas.

 

Compromisso com a saúde

JOSE SAHEL, França – Prémio 2007

DA ESCURIDÃO PARA A LUZ
O Professor José SAHEL e a sua equipa no Centro Hospitalar Nacional de Oftamologia Quinze-Vingts National desenvolveram uma retina artificial que restaura a esperança a pacientes afetados. Colocado debaixo da retina existente, estimula diretamente  os neurónios e substitui as células com defeito.

 

A Altran apoiou este projeto fornecendo a sua experiência ao longo do processo desde a criação do protótipo à criação do produto industrial. Esta colaboração aumentou a competitividade do projeto a nível mundial e consolidou o desenvolvimento de uma prótese de retina de alto desempenho para invisuais.

José SAHEL

JONATHAN WOLPAW, Estados Unidos – Prémio 2005

EU PENSO, ENTÃO POSSO

Registar as ondas cerebrais na suprefície do crânio, depois descodificar é o que o sistema de Interface do Computador de “cérebro” do Professor Jonathan Wolpaw permite fazer e ainda mover o cursos no ecrã, ditar um texto e controlar um braço robot. Esta invenção é uma invenção extraordinária de comunicação para pacientes com o síndrome de encarceramento.

 

A assistência da Altran foi de extremo valor. Os consultores apoiaram significativamente a acelaração do desenvolvimento do sistema BCI. Através das suas capacidades e da sua perícia foi possivel transformar o projeto numa realidade.

Jonathan WOLPAW

Compromisso com a ciência

BOB VAN EIJK, Holanda – Prémio 2004

DESCOBRE O QUE CAI DO CÉU
O objetivo do projeto HISPARC é envolver estudantes nos diferentes estágios da investigação científica, providenciando uma experiência inicial de trabalho em equipa, na criação de uma rede de detetores de particulas cósmicas de alta carga energética. Os consultores Altran trabalharam na base de dados e no sistema de medida electrónica. Este apoio levou ao desenvolvimento de um detector mais eficiente, modular e económico, ao desenrolar do projeto de forma profissional e a sessões de trabalho sobre o potencial futuro deste projeto.

 

Fundação Altran para a Inovação

Mais sobre a Fundação Altran em:

www.altran-foundation.org