• Selecione a sua página

Notícias

06 Outubro 2016

Ignite Your Code “acende” o gosto dos jovens pela programação

Ignite Your Code

Mais de 25 estudantes aceitaram o desafio lançado pela Altran e a Universidade da Beira Interior.

No passado dia 15 de outubro o Departamento de Informática da Universidade da Beira Interior recebeu mais de 25 jovens para participar no Ignite Your Code. Esta iniciativa – organizada pela Altran e pela Universidade da Beira Interior (UBI) – integrou um conjunto de sessões e workshops criados no âmbito da Europe Code Week. Durante os workshops, os estudantes puderam aprender e desmistificar alguns dos preconceitos associados à programação e aos programadores, e também conhecer alguns dos projetos promovidos pela Altran Portugal.  

“Apesar de os estudantes virem de diferentes áreas e backgrounds, todos partilhavam a motivação para aprender mais sobre programação mobile e arduíno”, comenta Sónia Peleja, Bid Office Manager da Altran Portugal. A curiosidade científica dos jovens é, para Paulo Fazendeiro, professor e investigador da UBI, uma das razões do sucesso de projetos como o Ignite Your Code. “Conhecer uma linguagem de programação é essencial para poder tirar o melhor partido da tecnologia. É a chamada literacia do século XXI”.

Durante o Ignite Your Code, Patrício Fernandes, Architect na Altran Portugal, partilhou com os participantes alguma da sua experiência e as principais potencialidades da área da programação. “Os estudantes ficaram verdadeiramente entusiasmados com a possibilidade de pertencerem à equipa de Innovation Makers em Portugal, permitindo-lhes aceder e contactar com uma rede de projetos e experiências internacionais”, afirma Sónia Peleja.

Paulo Fazendeiro  destaca o papel da Altran no evento, “Considero que o apoio da Altran – uma empresa multinacional de forte pendor tecnológico – foi muito valioso, representando uma mais-valia para os participantes”.

Já Sónia Peleja realça o trabalho que tem sido desenvolvido entre as duas entidades. “O Centro de inovação no Fundão é um pólo de produção especializado e um valioso pilar da estratégia de globalização do Grupo Altran. Não só pela proximidade geográfica, mas também pela qualidade na formação especializada de novos profissionais, a UBI é um parceiro estratégico relevante”.