• Selecione a sua página

Notícias

06 Outubro 2016

Altran promove 2ª Edição do “Ignite Your Future”

Ignite Your Future #2

A Altran Portugal, o Município do Fundão e a Universidade da Beira Interior (UBI), em parceria com o Fab Lab e a Academia de Código, vão promover a segunda edição do “Ignite Your Future”.

Este evento tecnológico tem por objetivo proporcionar aos estudantes do ensino secundário e de outros cursos equivalentes, desafios e exercícios no domínio as novas tecnologias, nomeadamente, informática e robótica.

A cidade do Fundão será novamente a anfitriã do Ignite Your Future 2017. Durante 4 dias de evento, cerca de 150 jovens estudantes terão a oportunidade de beneficiarem de um programa de aprendizagem e competição sobre componentes técnicas e tecnológicas que constituem as competências profissionais do futuro.

Para José Encarnação, aluno do agrupamento de escolas do Fundão e vencedor da edição Ignite Your Future 2016, “a presença no Ignite Your Future foi sem dúvida bastante produtiva e formativa. Durante a semana em que desfrutei das atividades desenvolvidas, tive a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, de diversas áreas e de viver experiências que ainda hoje, passado um ano, recordo perfeitamente. Desde jogar basquetebol e setas, à programação de um robô e do seu respetivo funcionamento, foram momentos muito bem passados, em que aprendemos a “brincar” com a tecnologia. Relativamente ao meu futuro profissional também pude retirar muitas ideias, pois a interação direta com alunos da Universidade da Beira Interior possibilitou-me aprender diversos conceitos e ter uma breve noção do que é o curso de Engenharia Informática.

A interação com novas pessoas, de outros locais do país, foi também algo muito importante, pois permitiu-me fazer novas amizades, algumas das quais mantenho ainda hoje. O Ignite Your Future é uma experiência fantástica para qualquer aluno do Ensino Secundário, pois entram em contacto com universitários e tomam conhecimento de matérias que só são lecionadas no Ensino Superior, o que é muito bom para a tomada de decisões no final do 12º ano.

O tecido empresarial português tem vindo a registar uma enorme evolução na área das Tecnologias de Informação e, como tal, fomentar o gosto desta temática junto de jovens promessas, revela-se fundamental para desenvolver futuros profissionais qualificados, com competências profissionais e um know how tecnológico de excelência.

Segundo Célia Reis, da Altran Portugal “O lançamento da segunda edição deste projeto é indicativo do sucesso e do potencial que esta iniciativa possui, quer para a região, quer para as entidades envolvidas e principalmente para os jovens que desejam tomar decisões quanto ao seu futuro profissional, que antecede na escolha do curso superior. Num ambiente de profunda partilha de conhecimentos e experiências, o Ignite Your Future visa promover o contacto direto e interativo de jovens, com gosto em desenvolver as suas competências informáticas, com ferramentas e processos tecnológicos de última geração.”

Dirigido a jovens estudantes de todo o país, a participação no evento é gratuita e inclui refeições, seguro e acompanhamento dos estudantes pelas entidades responsáveis do programa. Este ano, a festa de encerramento estará aberta à comunidade, sendo neste dia atribuídos prémios aos melhores classificados na competição. 

 

Mais informações em:

www.facebook.com/ignite.fundao