• Selecione a sua página

Notícias

12 Março 2013

Altran integra sistemas inteligentes em todo o mundo

Com 450 mil milhões de interações inteligentes por dia estimadas para 2020, os sistemas inteligentes estão preparados para transformar o mundo em que vivemos e quebrar as barreiras entre os operadores industriais. Estes sistemas permitem-nos ficar ligados onde quer que estejamos, em casa, no carro ou no avião. A Altran acredita que os três fatores que sustentam o sucesso dos sistemas inteligentes do futuro são o foco no utilizador, a integração segura de tecnologias, e a rentabilidade.

Com o objetivo de ilustrar o potencial dos sistemas inteligentes, o grupo Altran apresenta dois protótipos desenvolvidos no programa de Investigação e Desenvolvimento – I&D, que demonstram a viabilidade dos sistemas de alta tecnologia:

-               Gestão imersiva de tráfego aéreo: este protótipo testa novas utilizações para o controlo de tráfego aéreo, operadas por gestos e reconhecimento de voz, em formato 3D e interagem com tablets idênticos ao iPad.

-               Carro aberto e conectado: este protótipo dá acesso a uma plataforma de aplicações, novos serviços e novas utilizações - eco-driving, personalização, redes sociais - e pode ser personalizado, de modo a responder às especificidades dos smart phones dos utilizadores, de forma segura para condutores e passageiros.

Levar o nosso mundo inteligente/smart para dentro do carro

A apresentação da solução sistemas inteligentes globais, da Altran, é a oportunidade do Grupo dar a conhecer o mundo digital do automóvel conectado. Com as transformações constantes no setor automóvel, o mundo digital transforma-se numa parte integrante do carro e, como tal, uma ferramenta essencial de comunicação para o condutor, ou seja, o exemplo perfeito da importância de estar conectado ao próprio ambiente.

Para os Sistemas Inteligentes/Altran há três desafios principais, a tecnologia, a utilização e a rentabilidade.

-  Tecnologia: em relação à integração de tecnologia complexa, a segurança é um fator crítico.

- Utilização: os sistemas inteligentes devem ser apelativos (design), eficientes, com ergonomia avançada, e acessível a todos.

- Rentabilidade: sistemas inteligentes levam a modelos empresariais rentáveis, eficazes e sustentáveis.

 

Mercado em expansão

De acordo com a IDC, o número de sistemas inteligentes a nível mundial irá chegar aos 2600 milhões em 2016. A IDC espera que este mercado cresça cerca de 16% nos próximos três anos, e gere receitas aproximadamente de 1400 milhões de dólares em 2016, três vezes mais do que o mercado tradicional de sistemas integrados.

 

Sistemas inteligentes/Altran

Com 30 anos de experiência em sistemas críticos e integrados, a Altran, empresa pioneira no setor e precursora em sistemas inteligentes globais, prossegue a sua visão ao focar-se em soluções de sistemas inteligentes. A rede global de 3.000 especialistas da Altran, dividida por 13 países na Europa, Ásia e Estados Unidos da América, trabalha no sentido de incluir os desafios relacionados com sistemas inteligentes. O grupo criou a primeira solução premium direcionada para disponibilizar sinergia de conhecimento, transversalidade e entendimento das questões envolvidas. A solução de seis pontos inclui:

 

 - Engenharia de sistemas

 - Engenharia de software

 - Eletrónica

 - Segurança

 - Garantia

 - Conectividade

 

Enquanto integrador de sistemas inteligentes, a Altran estabeleceu uma organização baseada numa rede de Centros de Excelência acreditados com certificações como ISO 9001, ISO 27001, EN9100 e CMMi ML3’.

Na sequência da procura de novos talentos neste mercado em expansão, a Altran compreende a necessidade de formar os seus próprios engenheiros para o futuro e estabeleceu uma academia que disponibiliza formação normalizada para construir sistemas inteligentes.