• Selecione a sua página

Notícias

13 Novembro 2015

Altran apresenta ferramenta de gestão hospitalar inovadora

Em parceria com o Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB) e com a APEGSAÚDE, a Altran apresentou publicamente o OPLA - Operating Profit & Loss Analyser. Este é um projeto de I&D, financiado pelo QREN, no âmbito da candidatura nº 24607, que teve início em Setembro 2013, com o objetivo de desenvolver um modelo pericial para apuramento de resultados operacionais estimados (custos e proveitos) em contexto Hospitalar.

O OPLA é uma ferramenta de gestão hospitalar inovadora, que permite prever os custos em que uma unidade hospitalar poderá incorrer, de uma forma mais eficiente e rigorosa que as abordagens tradicionais.  Esta solução da Altran fornece indicadores em tempo real, com base num sistema matemático que recolhe e analisa o histórico de operações do hospital, de modo a identificar padrões,  podendo ser ajustado a cada hospital e a cada serviço, de forma a aumentar a precisão das projeções. Esta ferramenta permite ainda à gestão do hospital e aos gestores de serviço conhecerem antecipadamente os custos incorridos por episódio ou serviço hospitalar, contribuindo para um melhor suporte à tomada de decisão.

O evento decorreu no auditório do CHCB, na passada sexta-feira, dia 13 de Novembro, e contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar da Cova da Beira, o professor Miguel Castelo Branco, que deu início à sessão; diretores clínicos e diretores de serviço de várias unidades do Centro hospitalar.

O Presidente do Conselho de Administração do CHCB enalteceu o trabalho desenvolvido pela Altran, sublinhando o “investimento em projetos de desenvolvimento e investigação e na região”, bem como  “a parceria sólida do CHCB com a Altran”, relembrando o projeto de telemedicina, iniciado no ano passado, na monitorização à distância de doentes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC).

Após a apresentação do OPLA seguiu-se um debate subordinado ao tema “De Médico para Médico – Sabe quanto gasta? Onde gasta e como gasta? E quando gasta?”. A mesa de discussão contou com a presença de Marco Ferreira, Diretor da Unidade de Energy e Life Science da Altran e foi moderada por Manuel Brito, médico e  membro do Conselho geral da APEGSAÚDE.