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Notícias

27 Novembro 2015

Altran apoia congresso APDC

A Altran marcou presença no Congresso das Comunicações, organizado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC) para apresentar as conclusões do estudo sobre as tendências do setor das TIC, no âmbito do Customer Centric Experience e do setor dos Seguros. A apresentação ficou a cargo de Alexandre Ruas, Business Unit Director de Telecom & Media da Altran.

Assim, de acordo com as conclusões no âmbito do Customer Centrci Experience, relatório elaborado em conjunto com a Altran, a supremacia das tecnologias da informação e comunicação (TIC) veio alterar o ciclo de vida do cliente.  Até há bem pouco tempo, a compra terminava com o ato de adquirir o produto. No entanto, o percurso do cliente já não se resume apenas ao momento da compra, iniciando-se muito antes e prolongando-se posteriormente.

«A evolução tecnológica dos últimos anos tem permitido ao consumidor estar cada vez mais informado sobre os produtos e serviços que compra/consome e ser cada vez mais exigente na forma como as suas preferências são satisfeitas», explica Bruno Casadinho, Head of Telecom, Media and Transports Industries da Altran. «Estas mudanças trouxeram consigo alguns desafios às empresas», acrescenta. Esses desafios, aponta o relatório, são sobretudo a capacidade de tratamento de um grande volume de informação (big data) e a necessidade de uma forte integração e articulação entre os departamentos e os processos de uma empresa. A estes juntam-se a capacidade de humanização dos canais digitais e a preservação da segurança da informação.

A Altran foi ainda uma das empresas responsáveis pelas conclusões obtidas no âmbito do setor dos Seguros e que também podem ser encontradas neste estudo sobre as têndencias no setor das TIC.

Neste verifica-se que o setor dos seguros se encontra também em mudança, tornando-se necessária uma adaptação ao número crescente de tendências que colocam as TIC no centro do processo de transformação. Algumas das soluções mais promissoras para as empresas seguradoras é, por exemplo, a capacidade de responderem da melhor forma a estas tendências. Tal é possível através de uma aposta na recolha, acompanhamento e tratamento de dados que possibilitem uma atuação em tempo real por parte das empresas, e a integração de ferramentas que permitam fazer face aos desafios regulatórios.

Neste contexto, as empresas dos setores observados têm apostado fortemente numa visão 360º do cliente, com ofertas à medida e que antecipem futuras necessidades. O estudo demonstra a tendência crescente para procurar a diferenciação, de modo a promover a fidelização do cliente e a geração de oportunidades de cross e up-selling. Como consequência, tem-se observado o desenvolvimento de estratégias multicanal de relacionamento com o cliente, assente em canais digitais, tal como a implementação de ferramentas de customer insight e data mining para desenvolvimento de novas ofertas.

«Nesta medida, as TIC podem apoiar as empresas no desenvolvimento de ferramentas de big data e assegurar a consistência e a integridade da informação, assim como a confidencialidade dos dados», conta Bruno Casadinho.

Bruno Casadinho, Head of Telecom, Media and Transports da Altran, foi o coordenador deste relatório, em colaboração com o Tiago Gandara, também da Altran. Além destes, contribuíram para o estudo Gonçalo Oliveira (da Galp), Nuno España (do Grupo José de Mello Saúde), Pedro Ginjeira Nascimento (da Vodafone) e Rui Ribeiro (da Infraestruturas de Portugal.