• Selecione a sua página

Notícias

06 Outubro 2016

“A Altran está a trabalhar com a UBI de forma a adaptar os cursos à realidade do mercado das tecnologias”

ENEM

João Minhota, Gestor de Projetos da Altran Portugal, participou numa mesa redonda sobre os desafios do mercado para os jovens engenheiros, no âmbito do Encontro Nacional de Estudantes de Materiais (ENEM), na Universidade da Beira Interior.

Com um público constituído maioritariamente por estudantes, João Minhota partilhou o que se espera dos jovens que integram a Altran - e o mundo empresarial em geral - dando ênfase a aspetos como a proatividade, produtividade, o brio profissional, empenho, resiliência perante os problemas e a capacidade de trazer a inovação para as empresas.

“Os jovens devem ser interventivos e participativos, não se limitando a ouvir, mas a escutar ativamente. As empresas querem pessoas motivadas e com grande capacidade de adaptação e aprendizagem, por isso, os jovens devem procurar aceitar desafios que despertem a sua energia e curiosidade”, diz o Gestor de Projetos. 

Sobre os desafios para as empresas, João Minhota destaca o trabalho conjunto que deve ser desenvolvido com as universidades. “As universidades querem dar o conhecimento certo aos estudantes para garantir a sua empregabilidade, e as empresas querem que os jovens formados estejam preparados para lidar com as mais recentes ferramentas e metodologias. Nesse sentido, estamos a trabalhar com a UBI de forma a adaptar os cursos à realidade do mercado das tecnologias”. 

Em relação ao estado do mercado, João Minhota realça a capacidade de procurar alternativas aos desafios futuros. “Perante a potencial falta de emprego no setor dos materiais, os alunos devem começar a pensar em aplicações alternativas do seu conhecimento. Na Altran temos consultores com um background fora do setor das tecnologias - em áreas como a biotecnologia, engenharia civil ou arquitetura - que se integraram e adaptaram ao contexto da Altran... com excelentes resultados”. 

Durante a sessão estiveram presentes representantes da Ferpinta e a Visabeira, o Professor Doutor Mário Raposo, vice Reitor da UBI, e o Professor Doutor João Bordado, do IST-UL, moderador da sessão. A quinta edição do Encontro Nacional de Estudantes de Materiais decorreu nos dias 29 e 30 de setembro, e resultou de uma colaboração entre a Sociedade Portuguesa de Materiais e o Colégio de Engenharia de Materiais da Ordem dos Engenheiros para promover o contacto entre estudantes de materiais das diferentes universidades do país.