• Selecione a sua página

27/06/2012

Fundação Altran promove pela primeira vez competição nacional: Prémio Altran Tecnologia e Inovação

A Fundação Altran abre hoje, 27 de Junho, as candidaturas para a competição nacional em tecnologia e inovação, com o tema para Portugal ‘Tecnologia e Inovação ao Serviço da Inclusão Social’.

O objetivo do concurso é promover a inovação tecnológica para o benefício de todos, dinamizar a inovação e as ideias criativas e apoiar o desenvolvimento e a concretização dos projetos inovadores. Promovido anualmente pela Fundação Altran, a competição acontece pela primeira vez a nível nacional, com um tema próprio para Portugal, e o vencedor nacional participa posteriormente na final internacional em Paris.

A pertinência do tema é atual, sendo que hoje em dia a exclusão social é um problema que afeta muitos portugueses, contudo, o rápido avanço tecnológico possibilita ultrapassar o problema, através de meios e ações que permitam combater a exclusão da vida em sociedade. Com o prémio, a Altran pretende criar melhores condições de vida para todos, através da inclusão social, ao permitir  que as pessoas mais necessitadas tenham acesso a bens e serviços. Ideias inovadoras que apoiam as cidades na criação de ferramentas tecnológicas, a favor da inclusão social em áreas como educação, comunicação, formação e emprego, saúde e higiene, mobilidade, alojamento e ambiente, são os projectos que a Altran procura.

As candidaturas podem ser individuais ou em equipa, todas as nacionalidades, e todos os tipos de estrutura operacional em estreita colaboração com Portugal, bem como escolas, universidades, empresas privadas, associações e centros de pesquisa públicos ou privados, e mais informação está disponível na página de internet da Altran em http://pt.altran-foundation.org/o-premio-da-fundacao-em-portugal/candidaturas.html. As candidaturas decorrem até à meia-noite do dia 31 de Outubro de 2012 e cada candidato deve enviar o formulário de candidatura via e-mail para premioportugal@altran-foundation.org. O candidato deve enviar também um Acordo de Comunicação, assinado antes de 31 de Outubro, por email, conforme indicado acima, por correio tradicional para a morada: Altran Portugal, Avenida das Forças Armadas, 125, 3, 1600-079 Lisboa ou por FAX para +351 210 331 639.

Prémio Altran

Para 2012 o prémio da Fundação consiste em 6 meses de apoio tecnológico e científico de especialistas da Altran. Tendo também a oportunidade de participar na final internacional, em Janeiro de 2013, os candidatos podem ganhar visibilidade a nível internacional e expandir a rede de contactos. Durante o período de seleção, se o candidato desejar, pode estar ligado a um consultor Altran que o ajuda a preparar para a seleção e a esclarecer dúvidas, apoiando-o no preenchimento do formulário de candidatura.

O júri é composto por especialistas internacionais selecionados de acordo com a aptidão das competências para o tema escolhido.  De acordo com as regras da Fundação, o júri deve ser substituído anualmente e nenhum colaborador da Altran pode participar.